O desafio do marshmallow é aplicado mundialmente em escolas, universidades, cursos de empreendedorismo e em todos os locais que desejam disparar reflexão, trabalho coletivo e estimular a criatividade.
Na Ensinar Diferente aplicamos em formação de professores. Essa atividade estimula a criatividade, proporciona a sensação de criar com as próprias mãos, a enxergar os erros durante o processo e corrigi-los rapidamente para ter um protótipo funcional.
Planejamento do Desafio do marshmallow
OBJETIVO: Construir a estrutura livre mais alta para o marshmallow.
DESENVOLVIMENTO:
- O desafio dura 18 minutos.
- A estrutura não pode estar suspensa em outra estrutura como uma cadeira, teto ou qualquer outro objeto.
- O marshmallow precisa estar inteiro no topo da estrutura. Cortar ou comer parte do marshmallow desclassifica o time.
- Use o quanto quiser do kit. A equipe pode usar até menos de 20 espaguetes, menos da fita adesiva ou do barbante.
- As equipes estão livres para quebrar o espaguete, a fita adesiva ou o barbante para criar novas estruturas.
- As equipes não podem segurar a estrutura quando o tempo acabar. Aqueles que tocarem ou segurarem a estrutura no fim do tempo serão desclassificados.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Marshmallow
- Fita adesiva
- Macarrão espaguete
- Barbante
FINAL: A equipe cumpre com o objetivo se fizer a torre mais alta da mesa até o topo da estrutura com o marshmallow.
PARA OS FACILITADORES DA ATIVIDADE
O desafio mostra que focar em uma única solução nem sempre é a saída mais viável, uma vez que parte do pressuposto que a primeira alternativa vai funcionar, sem considerar um plano B. A maioria dos grupos levam um tempo entendendo o desafio e então, começam a planejar. Depois disso, constroem a torre e só nos últimos minutos resolvem colocar o marshmallow no topo. É nesse momento que a torre cai, pois não suporta o peso do marshmallow. Com o tempo que perderam planejando e executando o Plano A, acabam sem tempo para pensar em uma outra solução.
- Deixar claro o objetivo
- Entregar um cartão para que a equipe invente um nome para eles.Neste cartão terá também o espaço onde ficará a foto e o tamanho da construção.
- Ler a instrução para os participantes
- Entregar uma cópia da instrução para que leiam sempre que necessário
ALGUMAS OBSERVAÇÕES
- As crianças tem melhores resultados do que adultos. Gastam mais tempo brincando e fazendo protótipos. Geralmente começam com o marshmallow e vão colocando os espaguetes. Elas tem a mente mais aberta, criativa e sem bloqueios. Os adolescentes e adultos passam a maior parte do tempo planejando e discutindo as ideias e demoram para executar o plano, acabando quase sem tempo para corrigir a estrutura depois que colocam o marshmallow no topo.
- O marshmallow é uma metáfora para pressupostos escondidos de projetos. O marshmallow em relação ao nosso corpo é leve e macio fazendo achar que será facilmente suportado por pauzinhos de espaguete. Se não testarem o peso, não saberão que o marshmallow é pesado em relação ao espaguete.
- É preciso identificar os pressupostos do nosso projeto e testá-los o mais cedo o possível e com frequência.
- Quando acabar os 18 minutos, o facilitador fotografa e mede junto com com os participantes. Depois pede para que a equipe escreva no cartão deles o tamanho que ficou.
- Explicar a importância do planejamento e da construção de um protótipo. E que esta dinâmica gera produtividade, pensamento estratégico, e faz perceber como o conhecimento e experiências devem ser compartilhados.
Efetuar as seguintes provocações:
- O que deu certo?
- O que deu errado?
- Foi fácil seguir as regras?
- Como é trabalhar em equipe?
- Foram criativos?
- Conseguiram testar?
- Quais habilidades foram usadas?
- Fabricar algo é fácil?
- Tiveram medo de errar?
- Assumiram riscos?
- Tiveram uma ideia inovadoras?
- Caso fossem construir novamente, sairia diferente?
- Há quanto tempo não fabricamos o nosso conhecimento?