Ensinar Diferente

DESAFIO DO MARSHMALLOW

O desafio do marshmallow é aplicado mundialmente em escolas, universidades,  cursos de empreendedorismo e em todos os locais que desejam disparar reflexão, trabalho coletivo e estimular a criatividade.

Na Ensinar Diferente aplicamos  em formação de professores. Essa atividade estimula a criatividade, proporciona a sensação de criar com as próprias mãos, a enxergar os erros durante o processo e corrigi-los rapidamente para ter  um protótipo funcional.

Planejamento do Desafio do marshmallow

OBJETIVO: Construir a estrutura livre mais alta para o marshmallow.  

DESENVOLVIMENTO:

  • O desafio dura 18 minutos.
  • A estrutura não pode estar suspensa em outra estrutura como uma cadeira, teto ou qualquer outro objeto.
  • O marshmallow precisa estar inteiro no topo da estrutura. Cortar ou comer parte do marshmallow desclassifica o time.
  • Use o quanto quiser do kit.  A equipe pode usar até menos de 20 espaguetes, menos da fita adesiva ou do barbante.
  • As equipes estão livres para quebrar o espaguete, a fita adesiva ou o barbante para criar novas estruturas.
  • As equipes não podem segurar a estrutura quando o tempo acabar. Aqueles que tocarem ou segurarem a estrutura no fim do tempo serão desclassificados.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

  • Marshmallow
  • Fita adesiva
  • Macarrão espaguete
  • Barbante

FINAL: A equipe cumpre com o objetivo se fizer a torre mais alta da mesa até o topo da estrutura com o marshmallow.  

 

PARA OS FACILITADORES DA ATIVIDADE

O desafio mostra que focar em uma única solução nem sempre é a saída mais viável, uma vez que parte do pressuposto que a primeira alternativa vai funcionar, sem considerar um plano B. A maioria dos grupos levam um tempo entendendo o desafio e então, começam a planejar. Depois disso, constroem a torre e só nos últimos minutos resolvem colocar o marshmallow no topo. É nesse momento que a torre cai, pois não suporta o peso do marshmallow. Com o tempo que perderam planejando e executando o Plano A, acabam sem tempo para pensar em uma outra solução.

  1. Deixar claro o objetivo
  2. Entregar um cartão para que a equipe invente um nome para eles.Neste cartão terá também o espaço onde ficará a foto e o tamanho da construção.
  3. Ler a instrução para os participantes
  4. Entregar uma cópia da instrução para que leiam sempre que necessário

ALGUMAS OBSERVAÇÕES

  1. As crianças tem melhores resultados do que adultos.  Gastam mais tempo brincando e fazendo protótipos. Geralmente começam com o marshmallow e vão colocando os espaguetes. Elas tem a mente mais aberta, criativa e sem bloqueios. Os adolescentes e adultos passam a maior parte do tempo planejando e discutindo as ideias e demoram para executar o plano, acabando quase sem tempo para corrigir a estrutura depois que colocam o marshmallow no topo.
  2. O marshmallow é uma metáfora para pressupostos escondidos de projetos.  O marshmallow em relação ao nosso corpo é leve e macio fazendo achar que será facilmente suportado por pauzinhos de espaguete.  Se não testarem o peso, não saberão que o marshmallow é pesado em relação ao espaguete.
  3. É preciso identificar os pressupostos do nosso projeto e testá-los o mais cedo o possível e com frequência.
  4. Quando acabar os 18 minutos, o facilitador fotografa e mede junto com com os participantes. Depois pede para que a equipe escreva no cartão deles o tamanho que ficou.
  5. Explicar a importância do planejamento e da construção de um protótipo.  E que esta dinâmica gera produtividade, pensamento estratégico, e faz perceber como o conhecimento e experiências devem ser compartilhados.

Efetuar as seguintes provocações:

  • O que deu certo?
  • O que deu errado?
  • Foi fácil seguir as regras?
  • Como é trabalhar em equipe?
  • Foram criativos?
  • Conseguiram testar?
  • Quais habilidades foram usadas?
  • Fabricar algo é fácil?
  • Tiveram medo de errar?
  • Assumiram riscos?
  • Tiveram uma ideia inovadoras?
  • Caso fossem construir novamente, sairia diferente?
  • Há quanto tempo não fabricamos o nosso conhecimento?

MARSHMALLOW
Desafio do MARSHMALLOW

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