Ensinar Diferente

Aula expositiva é a forma mais fácil de ensinar

A neurociência comprova há duas décadas que nossas metodologias estão defasadas por não atendermos a estrutura neurofisiológica. Há quem nos diga que “se eu aprendi assim porque eles não podem aprender”, mas nós não retemos todo o conhecimento dado pelos nossos professores e nem éramos tão estimulados com excessos de informações. É comprovado que só retemos 40%  do que é ensinado e só conseguiríamos utilizar 10% ou menos.

Como fazer o estudante aprender efetivamente de forma indeletável?

  • Dar aplicabilidade a tudo que for ensinado;
  • Tornar o estudante protagonista do seu processo de aprendizagem;
  • Haver desafios progressivos;
  • Diminuindo a quantidade de informações;
  • Contemplar no planejamento a experiência do estudante com conteúdo;
  • Gerar apresentações públicas de suas aprendizagens (para o outro ou para o público);
  • A sala de aula e a escola toda como ambiente de confiança;
  • Dar liberdade para errar e oportunizar a correção deste erro;

Assim como sobrevivia apenas nossos antepassados que inovavam, seremos devorados por aqueles que inovam. A necessidade de ontem era outra, hoje precisamos que nossos estudantes  sejam críticos, reflexivos, colaborativos e capazes de resolver problemas.  A aula expositiva é indispensável, haverá momentos que ela será necessária, de forma complementar.  Mas ela por si só não ensina, expõe e informa.

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