Ensinar Diferente

NOSSO CÉREBRO E A ÉTICA

Nosso cérebro é um sistema evoluído para tomar decisões, interagir com o ambiente, criar e aprender regras. Não é ele que nasce ético, a ética faz parte do comportamento social. Mas dependerá do bom funcionamento cerebral para interpretar as convenções e regras de conduta social.

Existem algumas pessoas com o mecanismo de tomada de decisão prejudicados bem como a capacidade de avaliar suas consequências, sendo incapazes de agir de forma ética mesmo dominando o que é certo e o que é errado socialmente.

O jogo Ética em Ação  molda novas formas mentais e produz efeitos positivos no cérebro dos participantes. Por que proporciona uma certa ginástica mental que enriquecem as redes neurais, ou seja, as ligações entre as células. Trabalha a concentração por um longo período, proporcionando um bom funcionamento cognitivo. Envolve naturalmente memórias verbais e visuais nas regras, no desenvolvimento, prevendo movimentos, comparando as suas evoluções com a dos seus adversários e raciocinando quanto falta, o que deve ser feito, quem tem mais probabilidade de ganhar.

Na proxima publicação falaremos sobre os neurônios espelhos, fundamentais para tornarmos empáticos e para que tenhamos relações sociais de qualidade.

Deixe uma resposta

Fechar Menu