Ensinar Diferente

NEURÔNIOS ESPELHOS E A ÉTICA

Eles são distribuídos por partes essenciais do cérebro (o córtex pré-motor e os centros de linguagem, empatia e dor). Essas células cerebrais são importantes para o aprendizado de atitudes e ações. Observamos o nosso entorno, o que assistimos, jogamos ou nos contam, quando necessário, as células buscam no “banco de memória” este momento já vivido para saber como agir.

Os neurônios espelhos também contribuem para tornarmos empaticos e para que tenhamos relações sociais de qualidade. Quando vemos alguém chorando, nosso cérebro busca os momentos e os motivos pelos quais já choramos e nos permitem sentir empatia pela dor do outro. Logo, também não conseguirá cometer um ato que fará o outro sofrer ou se prejudicar, caso saíba como o outro irá sentir-se.

Através do seu avatar, o jogador viverá as situações do cotidiano escolar do jogo. Assim, a probalidade de ter atitudes inadequadas será inferior a das atitudes corretas, porque acessará a memória dos neurônios espelhos e lembrará que perde quando tem atitudes ruins.

As emoções estão na base do sentimento moral. A capacidade do individuo sentir empatia ou não, depente também do sistema de recompensa. Estaria ái o porque o sentimento de tirar vantagem sobrepoe. Mas no jogo não recompensamos as atitudes inadequadas, ao contratio, promovemos um sentimento de perda e usamos a recompensa  para promover as atitudes corretas e gerar sentimento de gratificação.

O sentimento de vantagem individual não pode ser maior que o bem de todos. Temos que tornar nossa sociedade mais ética.

Deixe uma resposta

Fechar Menu