Ensinar Diferente

ÉTICA

A ética não é inata e precisa ser aprendida no processo do desenvolvimento humano, na escola e junto a sua família. É uma responsabilidade que não pode ser transferida ou esperar que a criança descubra por si só, pois ao longo da vida, entrará em contato com todos os tipos de princípios, é necessário nortear os que são socialmente aceitos para formar o seu caráter.

A ética é um área da filosofia que estuda o comportamento humano, seus valores, normas e suas motivações. Hoje vemos a ética como os princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o nosso comportamento. Estes princípios são construídos por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Ela existe para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social. É aprendida culturalmente, principalmente pelos exemplos, mas também através de reflexão do impacto gerado por nossas ações.

Vivemos em um país que vem sofrendo a cada dia com a corrupção no executivo e no legislativo. Vemos na nossa sociedade ações inaceitáveis, agem de maneira “hábil”, “esperta” para conseguir algo, adotando procedimentos imorais.

Fazemos ações, damos jeitinho no nosso cotidiano sem refletir que estamos errados e interferindo na vida do outro. E nossas crianças também estão agindo assim nas escolas, querem tirar proveito das situações, mentem, distorcem, se esquivam, querem ser os primeiros sem se importar com o direito do outro. Ter e ensinar ética é uma necessidade!

Deixe uma resposta

Fechar Menu