Ensinar Diferente

Entrevista com o Ilustrador do jogo de tabuleiro Ética em Ação

O ilustrador do jogo Ética em Ação nos deu uma entrevista, nela saberemos um pouco sobre ele, sua carreira, seus desenhos e uma mensagem para quem quer seguir nesta carreira.

Conte um pouco sobre você:

Me chamo Vinício Correa Adamasou natural de Rondônia mas moro em Curitiba desde os 3 anos de idade. Acho que a vontade de se tornar ilustrador veio de muito jovem, quando era uma
criança ainda. Olhando meu irmão mais velho desenhar, resolvi imitá-lo e logo de cara se tornou meu passatempo favorito. Em pouco tempo estava vendendo desenhos por centavos para os meus tios e tias, e de lá pra cá, não parei mais.

2. Como você assina sua arte?

Geralmente assino como Vinício Adamante, mas as pessoas mais próximas me conhecem pelo apelido Vina.

3. O que você mais gosta de desenhar? Você tem um estilo que mais gosta? Recomenda algum material de/como referência?

Gosto muito de desenhar animais, o estilo que mais gosto é o cartoon, é o estilo que mais dá liberdade para a criação. Como referência posso citar o mestre do quadrinho americano, Will Eisner, ele consegue captar as sutilezas do movimento como ninguém, e seu desenho sempre está aliado a uma narrativa forte e impactante.

4. O que você utiliza para desenhar?

Sempre começo o desenho no papel, com lápis 6B para criar os esboços, a partir daí escaneio o esboço e passo para a finalização no computador, utilizo uma mesa digitalizadora para criar a arte final nos programas photoshop e illustrator.

5. Você fez algum curso para aprender a desenhar?

Fiz um curso de desenho quando era criança, que me ajudou muito a ter uma noção de como melhorar. Mais tarde, me formei em gravura pela EMBAP, Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

6. Na sua opinião, qual é a maior dificuldade em sua profissão?

Sem dúvidas o reconhecimento, muitos não sabem valorizar o esforço necessário para se criar um desenho e tem uma visão que seu trabalho é mais um hobby que uma profissão. Mas pra quem quer seguir em frente a perseverança é fundamental.

7. No que está trabalhando agora?

Hoje, sou diretor criativo na empresa Racional Games, e estamos trabalhando em um jogo que será distribuído para computadores e consoles em geral.

8. O que você diria para alguém que quer começar a carreira de ilustrador?

Primeiro de tudo é não desistir, se é algo que você realmente gosta de fazer, vá em frente, que uma hora as oportunidades aparecem. E para melhorar o desenho, o principal é observar, a técnica vem com o tempo, mas é na observação que realmente se tem avanços, observe o formato das coisas, como elas funcionam, como se comportam, tudo isso ajuda muito na hora de transferir as ideias para o papel.

Você pode ver mais trabalhos do Vinício em:
Pode-se encontrar na página de minha empresa www.racionalgames.com.br , lá também é possível entrar em contato comigo, se quiserem trocar informações, conhecimento ou simplesmente conversar.

A Ensinar Diferente agradece a sua entrevista e todo o trabalho desempenhado em nosso jogo. Esperamos contar com o seu trabalho em todos os outros jogos, pois fazemos muito sucesso com sua arte. OBRIGADA!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu